6 de jul. de 2015

Hidratação, Nutrição ou Reconstrução, do que seu cabelo precisa?

Oie,

Quando eu decidi fazer o cronograma capilar muitas e muitas dúvidas passaram na minha cabeça, ai eu fui pesquisando, pesquisando e colocando diversos aprendizados em pratica, e observando o que dava e o que não dava certo. Após esses testes é claro que divido tudo aqui.

Após entender como seria minha rotina de cuidados no primeiro mês e ver que outras meninas faziam diferente pois entendiam o que o cabelo precisava, eu me perguntei... do que meu cabelo precisa?

Bora entender.. hidratação, nutrição ou reconstrução, do que seu cabelo precisa?

Cabelo sem brilho, volumoso, que embaraça fácil e ressecado: precisa de hidratação, quando digo volumoso é aquele cabelo que aparenta volume acima do normal, tipo pouco cabelo para muito volume. Todo cabelo precisa de hidratação, ela irá repor a água que nossos fios perdem ao decorrer do dia, até o cabelo oleoso precisa de hidratação sabiam? Pois é eu sempre evitava devido a oleosidade, mas estou fazendo o cronograma há mais de um mês e não to tendo problemas (sempre evito a região da raiz, aplico a máscara apenas no comprimento e nas pontas).
A hidratação pode ser feita quantas vezes você quiser na semana, o ideal é dar um intervalo de 48 horas entre um e outro (na verdade esse intervalo de 48 horas é o tempo ideal de qualquer uma das etapas para a outras, esse é o tempo que seu cabelo tem para absorver os nutrientes fornecidos.).

Cabelo com frizz, poroso e desalinhado: esse cabelo precisa de nutrição, essa etapa pode ser feita semanalmente ou de 15 em 15 dias conforme sua preferencia (ou preferencia dos seus fios).
A nutrição vai repor os lípidios que nossos fios precisam. Antes de fazer a nutrição é necessário dar uma hidratação, ou seja, você pode fazer hidratação numa semana e na proxima semana a nutrição, ou pode ser na mesma semana mesmo, só não esqueça da pausa de 48 horas.

Cabelo fino, ralos, quebradiços, elásticos e com pontas duplas: esses fios precisam de reconstrução, a reconstrução é a parte do tratamento que irá repor as proteínas e aminoácidos dos seus fios, por ser a parte do tratamento que normalmente contém queratina, deve ser feita no máximo duas vezes por mês para as pessoas que estão com os fios elásticos (normalmente devido a químicas pesadas, como relaxamentos e descoloração), já para as pessoas que não estão com os fios não tão ruins assim, uma vez por mês basta. Eu por exemplo faço uma vez por mês. Sempre antes da reconstrução é necessário dar uma hidratação, ou seja, você pode fazer hidratação numa semana e na proxima reconstrução, ou pode ser na mesma semana mesmo, só não esqueça da pausa de 48 horas.

Para saber como identificar as máscaras para cada etapa do tratamento, vejam aqui.

Espero que essas dicas ajudem.

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, obrigada por participar e deixar seu comentario. Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout exclusivo do blog - Com Déby Duar | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©